quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Como saber tudo sobre um site sem precisar invadi-lo ?

 Para que um site possa ser publicado na Internet, ele deve estar localizado em um servidor que obedeça a certos requisitos. O primeiro passo para isso é que ele possua, antes de tudo, um endereço IP válido, que não esteja sendo utilizado por nenhuma outra máquina da Web. O endereço IP, como todos sabem, é formado por quatro seqüências de três números cada, sendo que a primeira série de números mostra a classe da rede à qual a máquina pertence.

     A cada número IP corresponde um endereço de domínio, embora vários endereços possam compartilhar um mesmo número IP. Isso ocorre porque os servidores de tráfego da Web não trabalham com nomes: como já dissemos, computadores utilizam a linguagem binária, só trabalham com 0 e 1.
     Ao digitar um endereço em seu browser, o endereço é enviado para um servidor DNS, um conjunto de base de dados que contém os nomes dos domínios e as direções IP. Após receber o endereço do domínio, o DNS o envia para o servidor na qual a página está hospedada, que devolve a requisição para o DNS, para que ele a envie ao computador do usuário.
     Assim, sem um endereço de DNS, não é possível hospedar uma página em um servidor, nem mantê-la no ar. Mesmo os famosos softwares de programas piratas, crackers e outros tipos de contravenção localizados na Rússia e Romênia precisam ter um servidor DNS habilitado, apontando o endereço de seus servidores para o mundo todo.
     Os servidores DNS que sustentam a Internet no mundo todo estão localizados ao lado dos grandes backbones  as grandes “estradas” de dados da Web  que utilizam servidores e equipamentos localizados em algumas universidades americanas. Esses servidores DNS são os responsáveis pelo reconhecimento dos domínios .com, .org, .gov, .net, entre outros.
     Como a Internet expandiu em muito pouco tempo, foi necessário efetuar a montagem de servidores DNS que hospedassem os endereços de páginas ou domínios que não estivessem localizados nos Estados Unidos. Assim, cada país do mundo organizou seu comitê gestor de Internet, um escritório no qual é possível cadastrar sua página ou servidor....

Nenhum comentário:

Postar um comentário